O crack é a droga mais consumida em Minas Gerais . É o que atesta o Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread). Pelo menos 58% dos 3.136 atendimentos oferecidos pela instituição no ano passado foram destinados aos pacientes que tentavam se livrar do vício desse entorpecente.
A informação é de Sandra Franco, assistente social do Cread. Ela explicou que as outras drogas que mais demandam atendimento na instituição são lícitas. Em 2011, 1.675 pessoas solicitaram tratamento contra o tabaco e 1671 contra o álcool.
Sandra explica o motivo de o crack ser a droga mais utilizada em Minas Gerais.“O crack é uma das drogas mais baratas e de fácil acesso, segundo depoimentos das pessoas que nos procuram no Cread, em relação às outras drogas”.
Umas das características dos viciados, relatado pela assistente social, é a mentira, que deve ser avaliada caso a caso. “Os usuários do crack são agressivos no momento da fissura, quando eles necessitam de fazer o uso da droga”, declarou.
Em relação à queda no atendimento do Cread em 2011, está relacionado ao período eleitoral de 2010, por não ter sido possível fazer a divulgação do serviço realizado pela instituição. Desta forma ocorreu a queda no atendimento. Nos ano de 2009 foram 12.271 atendidos, já em 2010, 10.728 procuraram ajuda no Centro.
PERFIL
Para entender mais sobre o perfil dos usuários de droga em Minas Gerais, o Cread fez uma pesquisa entre seus pacientes. O estudo constatou, segundo Sandra Franco, que o maior número de dependentes químicos de Minas Gerais são homens, entre 25 a39 anos, solteiros, católicos, desempregados e que possuem apenas o ensino fundamental incompleto. Em Belo Horizonte, o maior número de usuários é encontrado na região central.
Segundo Sandra, o Cread oferece orientação aos usuários por meio de assistentes sociais, psicólogos e estagiários. O paciente, no entanto, não precisa marcar horário para receber atendimento. “Mas todo encaminhamento depende da vontade do usuário. Fazemos o que podemos para ajudar a amenizar este grande mal que é a droga”, afirmou.
CRIMINALIDADE MARCA VIDA DE USUÁRIOS
@JUNINHOJORNALIS: @DuduGraffite @magazineluiza @Nissan_Oficial CRACK É A DROGA QUE MAIS FAZ VÍTIMAS EM MINAS http://t.co/8832RqNDbJ